Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

terça-feira, 17 de julho de 2007

Luto 3 - As fases - O torpor

"Após a notícia da perda, entramos na primeira fase do luto. É um período em que ocorrem dois tipos de comportamentos que poderão misturar-se ou serem vivos sequencialmente no tempo. São o choque e a negação emocional da perda.

Choque emocional

Decorre de algumas horas a cerca de uma semana e é caracterizado por uma comoção forte com explosões de intensa aflição e raiva. Experimentamos uma excitação muito elevada com o consequente aumento da tensão arterial e do ritmo cardíaco.

Negação emocional da perda

Embora tenhamos consciência racional da morte do ente querido, pois velámos o seu corpo, acompanhámos o seu funeral e visitemos a sua campa, continuamos a senti-lo bem vivo dentro de nós.

Sentimo-lo bem presente no nosso quotidiano, por isso mantemos um comportamento inalterado. Falamos para ele, limpamos os seu haveres e justificamos a sua ausência numa viagem para tratar de assuntos pessoais ou profissionais. Por isso esperamos um seu telefonema e aguardamos o seu regresso.

Estes comportamentos constituem um mecanismo de defesa do organismo que permitem a obtenção do tempo indispensável para nos prepararmos psicologicamente para:

- aceitar que não poderemos continuar a partilhar parte da nossa intimidade com a pessoa amada;

- admitir que perdemos a segurança física e emocional que ela nos proporcionava;

- deixar-nos abater e tolerar o elevado sofrimento iminente".

Este texto foi retirado daqui.