Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Grande turismo

Desde sempre que uns folhetos deixados regularmente na caixa do correio me fascinam. Anunciam excursões de um ou dois dias, seja à Figueira da Foz ou a Santiago de Compostela, com muita animação, a troco de pouco dinheiro e da livre assistência, sem nenhum compromisso, a uma demonstração de produtos.

Desde sempre que não me desfaço destes folhetos sem os ler com atenção. Quando estudava, acalentava a ideia de ir numa destas excursões. As histórias que uma única viagem daria.

Quem são as pessoas que partem às seis e um quarto da manhã, da Praça de Espanha ou da Estrada de Benfica, em autocarro Grande Turismo, à descoberta da agradável cidade de Chaves? E param num restaurante típico para pequeno-almoço (café com leite, pão, manteiga e marmelada)? E, à última hora da tarde, chegam ao Hotel, para o jantar e vestem-se elegantemente para assistir ao Grandioso espectáculo no Casino da Figueira, onde poderão também dançar? E, no segundo dia, a seguir ao pequeno-almoço, são convidadas a assistir a uma amena demonstração de artigos exclusivos para a família e para o Lar, seguida de um suculento almoço como recordação da variada gastronomia da Região? E recebem um fantástico presente surpresa, tudo isto por apenas 7.980$00 / 39,80 €?

Quem são, também, as pessoas que conduzem estas amenas demonstrações? Quais são os seus dotes para vender cera de soalho a incautos, residentes em casas alcatifadas? Até que ponto seria possível gorar-lhes o esquema e pôr alguém da assistência a vender, em simultâneo, uma filiação no CDS-PP, um pacote Herbalife, uma nova religião ou bijutaria diversa? Será este programa, no qual se inclui Baile especial e jogos, uma oportunidade de sedução e enamoramento?

Como diria Frederico Lourenço, ai se me contratassem para escrever crónicas.

4 Comments:

Blogger sinédoque said...

Não a venho contratar para escrever crónicas, mas porque as escreve e as gosto de ler venho entregar-lhe o prémio Um Blog com Grelos.

Abraço

5:19 da tarde  
Blogger Sam said...

Agradeço a distinção, embora estivesse a esforçar-me para o prémio Um Blog com Batata Frita.

Aproveito para lhe deixar este link.

4:55 da tarde  
Blogger wednesday said...

POrque há gente para tudo e gente que nada mais tem para fazer, senão nunca iríamos ter o prazer de receber tais convites (ir)recusáveis na nossa singela caixa de correio...

10:42 da tarde  
Blogger Meg said...

O post da Manuela e das castanhas do general, é bom. Este, então, é fantástico.

7:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home