Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

terça-feira, 17 de julho de 2007

Luto 4 - As fases - Desorganização emocional

"Quando, ao fim de algum tempo, a fatalidade da perda é aceite emocionalmente, ou seja, quando sentimos que, apesar de todas as esperanças, o ente querido efectivamente nunca mais regressará, entramos na segunda fase do luto.Quando, ao fim de algum tempo, a fatalidade da perda é aceite emocionalmente, ou seja, quando sentimos que, apesar de todas as esperanças, o ente querido efectivamente nunca mais regressará, entramos na segunda fase do luto.

Iniciamos um período de grande sofrimento, o tal que temíamos, na fase anterior, vir a abater-se sobre nós. Embora seja um sofrimento saudável, nem por isso deixa de ser menos doloroso.

O mundo parece-nos agora completamente vazio e sem interesse. Sentimo-nos amputados, pois falta algo de nós. Vivemos, por isso, em constante agitação e desorientação, sem saber para onde ir e o que fazer.

Emocionalmente sentimos ansiedade, medo, tristeza, agressividade e culpa.

É durante esta fase que ocorrem com frequência episódios depressivos, como o desalento, a tristeza, a irritabilidade, a introversão, o isolamento e as alterações de apetite, de sono e da libido.

Escorregando por um plano inclinado cujo fim não logramos vislumbrar, assusta-nos a ideia de que estes comportamentos negativos e o sofrimento nos acompanharão até ao fim dos nossos dias. E como a intensidade é tão forte desesperamos imaginando-nos a enlouquecer".

Este texto foi retirado daqui.