Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Manuela, não insistas!

Tudo se passou à entrada do Parque do Alvito, tinha eu uns 6 anos. Parámos para comprar castanhas assadas e, quando me preparava para atacar o meu quinhão, sou interrompida pelo senhor Presidente da República a perguntar-me se lhe dava uma castanha. Claro que não dava coisa nenhuma.

Estavam os meus pais, calculo que divertidíssimos, a fingir-se chocados com a minha resposta e já a esposa do Presidente envidava esforços para satisfazer o apetite do General. Ora, esta iniciativa não se revelava tarefa fácil uma vez que o vendedor de castanhas não aceitava receber o dinheiro que esta cliente especial lhe queria entregar. A esposa não se conforma e, já com as castanhas na mão, inicia a perseguição do senhor à volta do respectivo carro-assador. É então que o General, perturbado com aquela algazarra, lança a intimação: “Manuela, não insistas!”. Parou tudo. Endireitaram-se as costas, sustaram-se as respirações, e só ao fim de alguns minutos foi recuperada a fala dos circunstantes.

Este episódio, que recordo com frequência, deixou-me dois ensinamentos. Primeiro, a não insistir em declinar a generosidade alheia, manifestada de forma espontânea e desinteressada. Segundo, a rematar as pretensões de terceiros de recusarem as minhas ofertas com um “não insistas” proferido em tom militar. Tem resultado bem.

1 Comments:

Blogger Meg said...

Com esta minha (falta de) memória que tu bem conheces, já não sei dizer se conheço esta história. Em todo o caso, adorei lê-la. Fartei-me de rir ao imaginar a Manuela e o seu penteado à volta do carro-assador.

7:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home