Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O aparelhinho

    O grande mistério para mim permanece: de que falamos quando falamos de audiências? Sobretudo: de quem falamos? Nunca conheci uma única pessoa que contribuísse para estes números que ditam sucessos ou derrotas. Não encontrei uma única pessoa que tivesse audímetro no seu televisor. Não conheci ninguém que conhecesse alguém que tenha o aparelhinho em casa. [Rodrigo Guedes de Carvalho na revista "Única" de 05 de Janeiro de 2008. O meu pai e a minha irmã compram o "Expresso"! A minha irmã chega ao ponto de ler certas crónicas.]

Sendo os resultados das audiências tão importantes para os canais de televisão, com certeza que os canais de televisão devem ter alguma informação sobre como se processa a recolha dos dados. Esta informação não passa por ser apresentado a pessoas que tenham um audímetro em casa. Aliás, o desconhecimento invocado por Rodrigo Guedes de Carvalho é até sinal do cumprimento das regras de triagem seguidas pela Marktest que obrigam a que o sondado não tenha familiares ou amigos a trabalhar em canais de televisão.

Mas já me parece importante, por exemplo, averiguar se se confirma a informação que me foi dada por um técnico da Marktest, segundo o qual esta empresa não dispõe de equipamentos que permitam ligar audímetros a televisores plasma ou LCD. Ou seja, os 1000 lares perscrutados, que se pretendem representativos de universos diversificados, terão em comum a circunstância de serem pouco consumistas, mantendo a uso televisores que estão a cair em desuso.

São várias as limitações técnicas da Marktest. Surpreende-me que o Rodrigo Guedes de Carvalho não conheça nenhuma delas mas, ainda assim, escreva um texto a pôr em causa a credibilidade dos resultados das audiências. Sou só eu que acho que os jornalistas sabem pouquíssimo sobre os assuntos de que escrevem?

Enfim, vai fazer três anos em Abril que aceitei passar a contribuir para estes números e só agora reparo que não conheço ninguém que conheça alguém que alguma vez tenha falado de mim ao Rodrigo Guedes de Carvalho, o que prejudica seriamente a utilidade do meu contributo.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A tua irmã leu a crónica,considerando que conhece alguém que tem o tão famoso audímetro! Ficou por isso absolutamente fascinada com o facto de conhecer alguém que...o Rodrigo Guedes de Carvalho não conhece.

1:26 da tarde  
Blogger Sam said...

Ao menos também lês as minhas "crónicas". Ainda vou ter de agradecer ao Rodrigo por me ter valorizado enquanto caso raro.

3:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home