Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

quarta-feira, 16 de julho de 2008

A arte de amar (cont.)

Só mais um bocadinho para a Sam, por causa daquele comentário.

"Para experimentar esta identidade é necessário ultrapassar a superfície e atingir o essencial, o centro. Se eu vir noutra pessoa sobretudo a superfície, vou-me aperceber mais rapidamente das diferenças, daquilo que nos separa. Se eu chegar ao essencial, ao centro do seu ser, apercebo-me da nossa identidade, da nossa irmandade. Esta relação entre centros, e não superfícies, é o que podemos designar por "relação central". Ou como Simone Weil o exprimiu de forma tão bela: "As mesmas palavras [por exemplo, de um homem a dizer "eu amo-te" à mulher] podem ser vulgares ou extraordinárias, dependendo da maneira como forem ditas. E esta forma depende da profundidade daquela região do ser humano de onde vêm, sem que a vontade as possa impedir. E por um maravilhoso acordo, elas atingem a mesma região em quem as escuta. E o ouvinte pode discernir, se tiver algum poder de discernimento, o valor destas palavras".

3 Comments:

Blogger Sam said...

E telepatia, não diz nada sobre telepatia?
Declarações tácitas, talvez? Era uma hipótese. Ou não?
Um gesto vale mais que mil palavras, já diziam os Extreme naquela música de enganar adolescentes.

7:23 da tarde  
Blogger Meg said...

Qual telepatia, qual carapuça. Verbalização. Muita verbalização. Toneladas de verbalização.

9:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

...please where can I buy a unicorn?

3:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home