Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Caramels, bonbons et chocolats

Esta cadeia lindíssima, enviada pela Charlotte, convida-me a indicar doze palavras preferidas.
Aqui vai:

Muito, 1 adv. em grande quantidade, com intensidade, em excesso; 2 pron. indef. em grande número ou em abundância; 3 s. m. grande porção (por oposição a pouco).

Tudo, pron. indef. a totalidade das pessoas ou coisas de que se trata, o essencial, o indispensável; dar ~ por, para desejar fortemente algo; eis ~ não há mais nada a dizer; em ~ e por ~ em todas as circunstâncias; estar por ~ transigir com a opinião ou desejos dos outros, aguardar e arrostar com as consequências; mais que ~ principalmente; ser ~ ser a pessoa ou coisa principal; ser ~ um ser a mesma coisa.

Depois, adv. em seguida, posteriormente, mais tarde, mais além, em lugar secundário ou inferior; ~ de atrás de (no tempo ou no espaço); ~ que logo que, assim que, mal.

Junto, 1 adj. unido, ligado, reunido, acumulado, próximo, chegado; 2 adv. juntamente, ao pé, ao lado, ~ de ao lado de, perto de.

Agora, adv. nesta hora; presentemente, hoje em dia, ora.

Ruído, s. m. som inarmónico produzido por corpo que cai ou estala; estrondo; fragor; rumor; LINGUISTICA todo o factor que, num acto comunicativo, perturba a transmissão da mensagem; [fig.] fama; boato; pompa; estardalhaço; [fig.] fazer ~ causar sensação, dar que falar.

Janela, 1 s. f. abertura na parede de um edifício, acima do pavimento, para deixar entrar o ar e a luz; abertura que serve para ver; caixilho móvel, envidraçado, que serve para tapar a abertura da parede (janela); abertura; fresta; rasgão; buraco; INFORMÁTICA [neol.] parte de um ecrã do computador, geralmente de forma rectangular, destinada a mostrar uma aplicação ou ficheiro (ing. Window); 2 s. f. pl. os olhos.

Onda, irra são 25 linha no dicionário, também faz lembrar e gosto muito de Duna, s. f. acumulação ou monte de areia nas regiões desérticas e nas regiões litorais, sob a acção do vento de direcção quase constante, e que, por vezes, alcança (no deserto) alturas de 400 m.

Eufemismo, s. m. figura de estilo com que se disfarçam ideias desagradáveis por meio de expressões suaves (e vem do grego).

Dez, 1 num. card duas vezes cinco; uma dezena; 2 s. m. que ou o que ocupa o décimo lugar; o grupo de algarismos que representa dez.

Redundância, s. f. qualidade do que é redundante; superabundância de palavras; prolixidade; pleonasmo; LINGUÍSTICA reiteração de elementos numa mensagem com o objectivo de assegurar e facilitar a sua inteligibilidade.

Embora, 1 conj. ainda que, não obstante, se bem que, conquanto; 2 adv. retirar-se, despedir-se; em boa hora, afortunadamente (sentido etimológico); indica despedida, retirada: vamos embora!; 3 s. m. pl. felicitações, parabéns; 4 interj. seja!, não importa! (contr. de em boa hora).

Estendo o convite ao Pedro (uma boa oportunidade para referir aquela palavra começada por x), ao Dan (é capaz de estar em Berlim) e à free speaker.

2 Comments:

Blogger Meg said...

E eu? Eu que não acho normalmente piada nenhuma às correntes, achei esta giríssima. E tu, nada.
Olha, vou amuar.

10:51 da manhã  
Blogger Sam said...

Megzinha, peço-te, suplico-te, imploro-te que respondas a esta corrente fantástica. Já agora fazias o favor de indicar "serendipismo" (ou análoga) como palavra preferida que eu esqueci-me. Obrigada.

4:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home