Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Paris, Je t'Aime

São 18 filmes de 20 realizadores, passados nos diferentes bairros de Paris e com a duração de 5 minutos cada. Os segmentos são muito desiguais, os que são maus são desesperantes e afectaram-me a apreciação dos outros.

Em termos conceptuais, parece não ser difícil ter bons resultados. Cinco minutos é o tempo de um filme publicitário mais longo ou de um videoclip, e em ambos os casos há bons exemplos (aproveito para deixar aqui o meu último vídeo de eleição). Na prática, são mais raros os segmentos apelativos do que aqueles que me deixaram indiferente ou que passaria em fast forward.

Gostei do Oscar Wilde (com a Emily Mortimer e com as duas únicas citações de Wilde que tenho de memória: esta e esta), do 16ème arrondissement (com a Catalina Sandino Moreno de “Maria Cheia de Graça”), do Nick Nolte, da Gena Rowlands (em especial), da Natalie Portman, do Steve Buscemi (médio) e da redacção da americana em Paris. Não gostei do resto. Os mimos, os vampiros e o salão de cabeleireiro oriental foram especialmente penosos.

A confusão de mensagens desordenadas e os sentimentos contraditórios fizeram-me lembrar as mini-peças Urgências.

[Esqueci-me de referir que a sala 3 do Quarteto não reúne as condições mínimas para a projecção de filmes. A tela tem uma faixa longitudinal tão esgaçada que origina uma mancha de luz bem larga no meio da imagem.]

2 Comments:

Blogger dan said...

(ahah! delicioso, o teu último vídeo de eleição.)

2:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A propósito de citações. Mais uma para que conste dos factos, ou da ausência dos mesmos.

"What is a cynic? A man who knows the price of everything and the value of nothing."

In Oscar Wilde (1892), Lady Windermere's Fan (Lord Darlington, Act III)

11:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home