Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Espírito positivo

Este livro é muito bom (O Erro de Descartes, do mesmo autor, é mais difícil de ler e compreender). Aqui fica um excerto do capítulo que mais gostei, denominado os fundamentos da virtude.

“Escrevi no princípio deste livro que o meu regresso a Espinosa aconteceu quase por acaso, quando tentei verificar uma certa citação que tinha bem guardada num papel amarelecido pelo tempo. Nunca me tinha demorado a analisar as razões por que um dia guardei a citação. Hoje penso que devo ter intuído qualquer coisa de específico e radioso, qualquer coisa que agora me parece transparente.

A citação faz parte da Proposição 18 da Parte IV da Ética e diz o seguinte: “O primeiro fundamento da virtude é o esforço (conatum) de preservar o si individual, e a felicidade consiste na capacidade humana de preservar o si.”

(…)À primeira vista, as palavras de Espinosa soam como uma prescrição para a cultura egoísta do nosso tempo, mas nada mais podia estar longe do seu verdadeiro significado. Esta proposição é a pedra fundamental de um sistema ético extremamente generoso. É uma afirmação de que na base de toda e qualquer regra do comportamento que possamos pedir a um ser humano para seguir, há qualquer coisa de inalienável: um organismo vivo, um organismo que se conhece a si mesmo porque a mente desse organismo pôde construir em si, um organismo que tem uma tendência natural a preservar a sua própria vida. O estado de funcionamento óptimo desse mesmo organismo, que se confunde como estado de alegria, resulta da aplicação eficaz do esforço de preservar e prevalecer".

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Yuuuuuuuupppyyyyyyyy!!!

8:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home