Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

quarta-feira, 28 de junho de 2006

O tio topo de gama

Tenho um tio muito chato. Quem não tem? Saliente-se, não obstante, que se trata de um tio por afinidade. Nada de confusões com os genes.

Há alguns anos atrás descobri que um tio muito chato pode ser transformado num tio muito cómico. Mas, atenção, o personagem cómico é da minha inteira autoria. Comecei a reparar na forma como o meu tio recorre sempre ao termo “topo de gama”, mesmo nalguns casos em que é necessário adaptá-lo. A máquina de filmar é topo de gama, a máquina fotográfica digital é topo de gama, a televisão plasma é topo de gama. Já os elefantes em porcelana Vista Alegre [dois, cada um do tamanho de um pequeno cão] são da gama de topo daquele fabricante. Baptizei-o, então, de tio-topo-de-gama.

A família já não se reúne ao ritmo das aquisições topo-de-gama, pelo que o meu tio se aventura agora por outros meios de espalhar a mensagem: o email. Assim, vou recebendo regularmente a sua bela prosa ilustrada por fotos do tio-topo-de-gama ao lado de individualidades famosas que apresentam o semblante toldado, ora pelo enfado, ora pelo terror. Os emails versam invariavelmente sobre os seus êxitos profissionais e sociais, o que se reconduz a um “olhem lá nos ombros de quem ando a roçar a minha cabeça”. Não têm havido notícias nem fotos dos últimos equipamentos audiovisuais adquiridos, o que é uma pena.

PS – Apesar da mera afinidade, ideia que volto a reforçar, gostaria de pedir desculpa pelo incómodo à nossa selecção. É por uma boa causa. Não me têm chegado vídeos do Gato Fedorento em quantidade satisfatória.