Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

segunda-feira, 11 de julho de 2005

A minha avó Milú

Hoje, lembrei-me da minha avó paterna. Nem sei bem porquê. Tínhamos poucas afinidades. Ela tinha um conceito de neta ideal que eu nunca preenchi (esse trabalho coube à minha irmã).

A minha avó Milú queria que andasse de vestido, decorasse o cabelo com ganchos, me sentasse quietinha no sofá e desse conversa às amigas dela. Eu queria era vestir calças, ir brincar para o pátio e fugir dos beijos pegajosos daquelas senhoras que cheiravam demasiado a perfume.

Por isso, nunca tivemos uma relação muito chegada. Nada que se compare ao amor que eu nutria pelo meu avó paterno ou à intimidade que ainda hoje partilho com a minha avó materna.

Mas alguma coisa ela me deixou porque apesar de ter morrido há muitos anos, eu recordo de vez em quando com ternura aquela senhora. Sempre muito bem arranjada, com um ar ligeiramente contrafeito e triste, até.

Se calhar, gostava que ela pudesse ter estado presente na festa ontem.