Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

sexta-feira, 24 de junho de 2005

Anunciado na TV (2)

Na telenovela «Tieta», Cássio Gabus Mendes é o filho de Perpétua, um seminarista que acaba por ser o príncipe encantado de Maria Imaculada. Imaculada é uma das meninas que o Coronel da Tapitanga comprou aos pais para o “entreterem” e a única que se recusa a “entretê-lo”. A Íris, secundária desengraçada do «Vale Tudo» é outra destas meninas do Coronel; é precisamente aquela que vai tentando convencer Imaculada a ceder às investidas do Coronel.

Imaculada não cede - está à espera do seu príncipe - e Elba Ramalho canta: "Meu castelo é a casa da fazenda onde teço minha lenda / Sei, meu príncipe virá / Esse sonho bom que me alimenta, a espera é menos lenta / Se o desejo delirar // Eu prefiro assim, pois com essa espera / Domo a fera que há em mim / É Imaculada, a semente do prazer, rosa ardente, cor florescer [...]". Parece que a letra não é exactamente assim (por isso os itálicos), mas era assim que eu ouvia.

Há coisa de um ano e tal houve quem achasse que me devia alertar: Tu sabes que não existem príncipes encantados, ou não sabes?. Qual quê, mentira.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Conta a lenda que dormia
Uma Princesa encantada
A quem só despertaria
Um Infante, que viria
De além do muro da estrada

.....
E, vencendo estrada e muro
Chega onde ela mora.

E, inda tonto do que houvera
À cabeça em maresia,
Ergue a mão, e encontra hera,
E vê que ele mesmo era
A Princesa que dormia

Fernando Pessoa, Eros e Psique

Este post levou-me a este maravilhoso poema, que a Betânia dizia de uma forma arrepiante.
Quem é quem? Princesas e Infantes na fusão do permanente desencontro.

7:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home