Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

segunda-feira, 9 de maio de 2005

Corrente literária - Resposta ao Um Bigo Meu

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser? Algum clássico francês estilo “Une Vie” do Maupassant ou num registo bem diferente, o “1984” do George Orwell.

Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por um(a) personagem de ficção? Sim. Primeiro pelo Capitão Hadock e numa segunda fase pelo Poirot. Depois passei a ficar apanhadinha (que expressão tenebrosa!) por pessoas reais.

Qual foi o último livro que compraste? "Materna Doçura" daquele escritor com um nome absolutamente ridículo que eu me vou escusar a escrever.

Qual o último livro que leste? "O Jogador" do Dostoievski e "O Vendedor de Passados" do José Agualusa. Gostei dos dois sem amar nenhum.

Que livros estás a ler? O "Materna Doçura" que me está a surpreender pela positiva e o "Austerlitz" do Sebald (este mês resolvi ir espreitar algumas das preferências do Pedro Mexia).

Tenho na mesa de cabeceira o livro "Uma coisa em forma de assim" do Alexandre O'Neil mas ainda não o estreei.

E também "A Filha do Capitão" do José Rodrigues dos Santos que dorme comigo desde o Natal porque não o consigo acabar.

Na pilha, encontra-se ainda o último livro do Luis Sepúlveda (já li os outros todos e achei alguns deles absolutamente fantásticos), “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll (é um livro especial para alguém que eu gosto muito).

Por fim, o “La cause des Enfants” da Françoise Dolto que vou lendo ao sabor das birras do meu filho e ainda o “Testamento de um Poeta Judeu Assassinado” do Elie Wiesel e “A Náusea” do Sartre, dois livros que tenho de continuar a ler assim que o meu estado de espírito o permitir.

Que livros (5) levarias para uma ilha deserta? Livros muito grandes e gordos para renderem o mais possível, como por exemplo a Odisseia e a Ilíada, os Maias, a biografia do Gabriel Garcia Marquez e os trezentos e quarenta e três volumes da enciclopédia Larrousse que contam para estes efeitos com uma única obra.

A quem vais passar este testemunho (3 pessoas) e porquê? À minha mãe por ser a pessoa que conheço que mais livros lê, à Huma por ler normalmente coisas que mais ninguém ousa ler e à Karma porque me apetece.

[Inês, a resposta é tardia mas mais vale tarde que nunca.]