Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005

Parques temáticos: uma vocação

Tinha dois anos quando me levaram ao «Portugal dos Pequeninos» (não, nunca lhe chamámos «Portugal dos Pequenitos»). Usava umas calças de bombazine brancas e uma camisola de gola alta castanha. Ia muito bem vestida, tendo em conta as alarvidades que se praticavam na época e que melhor se notam na indumentária então trajada pela minha irmã. Não consta que me tenha perdido. Fiquei fascinada.

Em Abril de 1992, três ou quatro dias depois da grande inauguração, lá estava eu a experimentar, uma a uma, as atracções da Eurodisney. Quatro anos mais tarde, com um calorão adequado ao mês de Agosto e algumas chuvadas tropicais, corri o Epcot Center, o MGM Studios e o Magic Kingdom, na Florida. No verão de 2003 fui à Isla Mágica e em Outubro do ano passado fiquei a conhecer o parque Warner Bros em Madrid, que recomendo.

Gosto de tudo mas especialmente do que envolve quedas e cortinas de água, e de montanhas russas. A melhor de todas as que experimentei é esta da fotografia, chama-se «Stunt Fall» e fica no parque Warner Bros. As fotos não conseguem causar o devido impacto mas estão aqui mais esta, esta e esta A maior queda é de uma altura de 54 metros com um ângulo de 90º, ou seja, uma queda em perfeita vertical. Atinge a velocidade de 110 km/h. Tem inversões de direcção havendo partes do percurso feitas de costas (terrível). Dura um minuto e trinta e dois segundos mas parece que nunca mais acaba.

Tenho de ir a Los Angeles.