Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

sexta-feira, 31 de dezembro de 2004

Ao acordar

A blogosfera foi percorrida pelo irresistível desejo de cada um expressar o seu acordar diário, sendo a Charlotte a grande criadora desta tendência. Faz todo o sentido.

Há uns anos recebi um email onde circulava um inquérito cujo objectivo era conhecermos melhor os amigos e darmo-nos a conhecer. Recebíamos o questionário com as respostas dadas por um amigo, copiávamos o formulário, respondíamos e enviávamos para quem quiséssemos, dando conhecimento das nossas respostas a quem nos tinha enviado.

Neste inquérito eram formuladas duas perguntas que me despertaram especial interesse: “qual é a primeira coisa em que pensas ao acordar?” e “o que é que tens debaixo da cama?”. Esta segunda porque descobri que aquilo que, naquela altura, estava debaixo da minha cama (pilhas de comics, discman e cd’s) dizia bastante sobre mim. A primeira porque nunca antes me tinha apercebido que ao acordar o meu primeiríssimo pensamento é sempre a mesma interrogação: “que dia é hoje?”.

Desde que recebi este inquérito passei a dar atenção ao meu acordar; aos primeiros pensamentos e à disposição. De lá para cá, penso ter detectado alterações. Sei que acordava quase sempre cheia de energia, muito empreendedora, e que esse espírito esmorecia com o passar das horas. Agora é mais frequente acordar cansada ou irritada e ir animando ao longo do dia. De qualquer forma, varia bastante dependendo da intervenção de factores externos (belo eufemismo).

Estou convencida que a forma como se acorda, e como se passa a primeira hora depois disso, diz alguma coisa não apenas conjuntural sobre cada um, além de condicionar o resto do dia. [Seria um bom tema para aquele subsegmento da literatura do fantástico denominado self-improvement: “aprenda a acordar melhor”.] Por isso, queremos acordar assim e queremos mostrar que acordámos assim, ainda que tenhamos acordado assado.

I woke up this morning,
The sunshine was shining
I put on my happy face
I'm living, I'm able,
I'm breathing, I'm grateful
To put on my happy face
[de «Happy Face», Destiny's Child]

1 Comments:

Blogger Charlotte said...

Minha querida Sam, pois eu acordo sempre bem. É verdade. O problema surge à medida que o dia vai passando. Pela uma da tarde deixo de acreditar na Humanidade e à noite já pareço um filme de terror. Sobretudo se saí de casa. ;-) Beijos e um excelente ano de 2005!

5:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home