Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

sábado, 20 de novembro de 2004

Vida de mãe - episódio 7 - parte 1

Ontem, levei o meu rebento ao pediatra. O médico quando o viu agarrado à chucha pregou-me um valente sermão.

Visivelmente entusiasmado com a desanda que me tinha dado, resolveu convencer o meu filho a largar o seu querido vício, abrindo para o efeito, um livro gigante cheio de imagens de patologias infantis.

Folheou-o com demasiada calma e parou numa página dedicada às anomalias estomatológicas. Podiam-se ver três ou quatro fotografias de bocas completamente anormais.

Ele escolheu uma delas e dirigiu-se ao miúdo: "Estás a ver esta boca? Não queres que a tua fique igual, pois não?" Não satisfeito, continuou a incomodá-lo, terminando o seu discurso com a seguinte observação: "Não gostas que te mordam, pois não? Então, porque é que mordes a chucha?"

A minha criança estava calada, muito séria a olhar para aquela boca horrível. Eu estava muda, furiosa, a achar que aquela era a forma mais desadequada, abusiva e descabida de lidar com a questão.

Para rematar, o médico aconselhou-me a arranjar uma caixa para colocar o objecto mal-amado junto à cama do miúdo com o objectivo de treinar o seu auto-domínio!

Quando saí do consultório, vinha desiludida comigo, sem perceber porque é que não tinha travado o discurso do pediatra, porque é que tinha deixado o meu filho ver e ouvir aqueles disparates sem ter reagido, sem ter batido com a porta na hora certa.

1 Comments:

Blogger inês said...

e como é que vais fazer? estou a passar pelo mesmo «drama». da primeira vez foi bastante mais fácil...

8:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home