Filmes (12/15)
Caro Diario & os outros [1993, 1998 (Aprile), 2006 (Il Caimano), Nanni Moretti]
Itália é o país da minha segunda nacionalidade. Creio que o terei recebido nessa qualidade por herança, embora não tenha ascendência italiana. As minhas duas primeiras grandes viagens ao estrangeiro passaram por ali e, por isso, na adolescência era o país estrangeiro que eu melhor conhecia, de Norte a Sul, as ilhas e o continente.
Guardo vários episódios destas viagens e vou aproveitar para contar mais um. Um episódio curto mas que tem a particularidade de nunca antes ter sido revelado. Eu tinha feito 13 anos há uma semana e estavamos na Sicília, não me lembro em que cidade, sentados numa esplanada mas de olhos postos no carro para prevenir eventuais assaltos, sobretudo à bagagem arrumada no tejadilho. A minha mãe incumbiu-me de ir comprar o jornal e remeteu-me numa certa direcção onde considerou que o encontraria. No regresso, já com o jornal na mão, um carro abranda e encosta ao passeio ao meu lado. O condutor aborda-me em italiano e a mim pareceu-me que estava a pedir indicações para ir para a praia. Aproximo-me da janela do carro para explicar, em italiano, que não sou dali e que não falo italiano. O condutor peguntou-me, então, se falava inglês. Respondi que sim, talvez até inchada com os meus conhecimentos de línguas. A reacção não se fez esperar: "Do you want to go to the beach?". Corei até à raiz dos cabelos, virei costas e fugi dali. Decidi não contar nada à minha mãe porque achei que seria repreendida mas nunca esqueci o caso que me deixou mais desconfiada de desconhecidos.
Estes filmes do Moretti, que não têm nada a ver com a minha pequena história excepto o facto de se passarem em Itália, surpreenderam-me pela mistura do documentário com a ficção numa fórmula que eu pensava que os cânones cinematográficos não permitiriam. E agradam-me pelos cenários, pelo humor, pela música e pela língua.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home