Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ensaio sobre o Ensaio Sobre a Cegueira

Podia ser um filme do Shaymalalan (designação carinhosa) mas, pelo menos, melhor que o “Acontecimento”. Cenários apocalípticos e metáforas, metáforas, metáforas. Gosto de metáforas. Noutro dia, a Meg e eu metaforizamos a ida para o lixo de uma carteira velha e a aquisição de uma carteira nova com grande sucesso (caso não te recordes, lembro-te que primeiro tens de comprar a carteira nova e depois quase não custa mandar fora a velha).

Voltando ao filme. Imaginando-me na posição da mulher do médico (Julianne Moore) – a única que vê, numa multidão de cegos encurralados - fui muito rápida a desejar-me tão cega quanto os outros todos. A degradação daquela comunidade forçada era bastante atenuada pelo facto de não (se) verem. E embora a cegueira contagiosa fosse a razão para estarem presos e abandonados, de quarentena, não é sugerido outro motivo para o total descalabro da organização social que não resulte da (maléfica) natureza humana. O tal de Saramago será de esquerda?

Por último, há umas cenas chocantes que eu dispensava mas o Meirelles ou mesmo o Shaymalalan não dispensam. E há também os santos nos altares com os olhos vendados, em mais uma metáfora, para mim incompreensível. Imagino que para o autor de “O Factor Deus” não exista cegueira maior do que a fé religiosa e, mesmo assim, continuo sem arranjar explicação para os santos de olhos vendados. Talvez lendo o livro ou indo comer qualquer coisa que já está na hora do almoço.

3 Comments:

Blogger [SDF] said...

Tudo muito bem, claro, mas sempre gostava de saber o que leu na adolescência. Provavelmente também se faria um «ensaio» ainda mais óbvio sobre esses autores...

4:40 da tarde  
Blogger Sam said...

O que é que o Saramago leu na adolescência? Eu cá apostava mais nas biografias históricas. É um feeling.

4:58 da tarde  
Blogger ALMARIADA said...

Se o Saramago é de esquerda? Militante convicto do Partido Comunista Português pois claro!

4:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home