Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

domingo, 10 de dezembro de 2006

I remember that (3)

A explicação para uma boa memória pode estar numa existência carregada de medo e stress.

    The story begins with some surprising discoveries about memory. It turns out our memories are sort of like jello – they take time to solidify in our brains. And while they're setting, it's possible to make them stronger or weaker. It all depends on the stress hormone adrenaline. [daqui]

E quanto maior for a dose de adrenalina segregada durante e após o fatídico evento, mais detalhada e profundamente os factos e as emoções associadas ficarão gravados na memória.

Esta constatação está a ser aproveitada para desenvolver uma medicação que propicie o esquecimento de acontecimentos traumáticos. A ficção de “Eternal Sunshine of the Spotless Mind” chega à vida real através do propranolol, um químico que inibe a actuação da adrenalina. O resultado não é o total esquecimento dos factos em si, mas sobretudo do trauma emocional inerente. A memória dos acontecimentos esbate-se e deixa de suscitar quaisquer medos, angústias ou constrangimentos no dia-a-dia; como se tivessem acontecido a outra pessoa.

Estava eu ocupada com a apologia da memória sem perceber que se trata de uma capacidade inversamente proporcional à paz de espírito. O que está a dar é esquecer.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Deve ser muito bonito ler o texto a ouvir "Amazing Grace".

12:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home