Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Dez anos é muito tempo

They've tortured and scared you for twenty odd years
Then they expect you to pick a career
When you can't really function you're so full of fear
[de «Working Class Hero», John Lennon]

Por estes dias do final de Setembro, completo dez anos de actividade profissional. Há dez anos atrás acabei o curso, comecei a trabalhar na área da respectiva licenciatura e nunca mudei de emprego. É natural que muita coisa tenha sido sacrificada pelo caminho, mas a progressão profissional foi assegurada.

Desde a adolescência que o meu projecto era obter absoluta independência económica e sucesso profissional. Então, parecia-me irrealizável. Agora parece-me modesto. A altura em que se perde o projecto é complicada, mesmo quando isso se deve à sua concretização.

O mais difícil é encontrar outro objectivo. Em especial, quando se trata de encontrar o primeiro objectivo realmente nosso, que não nos tenha sido cultural ou geneticamente transmitido*. Mas, depois, ainda haverá que, de alguma forma, sacrificar o projecto anterior em benefício do novo.

Há dez anos e um mês fui, pela primeira vez, a Nova Iorque. Vou (re)começar por aí.

1 Comments:

Blogger inês said...

é uma boa ponta por onde recomecar. ao regressares deverás ver tudo de uma outra perspectiva. e aí sim, poderas fazer as tuas escolhas e definir as tuas (novas) prioridades. é isso que custa. mas é isso que faz com que sintas que és mesmo tu que controlas a tua vida.
boa sorte para os proximos dez. espero poder aconpanhar-te neste novo percurso.

9:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home