Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

sábado, 22 de outubro de 2005

I’m the Queen of the World

Desde o princípio que um dos melhores efeitos do blog foi o "choque tecnológico". Os básicos de criar um blog não me intimidaram, toda a gente dizia que era muito fácil. A primeira dificuldade surgiu quando quis publicar uma tira do Calvin. Andei pelos blogs a ver as properties das imagens, descobri que existia um coisa chamada photobucket e tratei de fazer o álbum. Depois, por causa da largura da tira, o corpo do blog passava para o fundo da página e foram mais umas horas a martelar o template através do método científico de tentativa e erro, até à vitória final.

Seguiram-se uma série de meses a aprender os detalhes sobre a formatação e as especificidades da linguagem html. Cada nova habilidade trazia consigo um enorme contentamento. Para a instalação dos canais de música, recorri à Charlotte ao fim de poucos dias de experiências. Tinha conseguido encontrar o código que fazia aparecer a barra com o play e o stop, mas não sabia como é que se punha uma música lá dentro e desconhecia a existência dos motores de busca de música do Lycos e da Altavista.

Saltando outros pequenos avanços, chegamos à semana passada, quando fiquei muito contente com um grande progresso: o upload de um filme gravado por mim. Mais uma vez, fui a um blog que sabia que tinha feito o mesmo, vi as properties do ficheiro e descobri este site. Em bom rigor, não posso dizer que tenha aprendido a fazê-lo mas apenas que consegui fazê-lo. Por fim, ontem concretizei um sonho antigo: o upload de músicas que não encontro na net. Também neste caso não sei dizer se vou conseguir repetir a proeza mas, por enquanto, estou só a aproveitar a imensa satisfação que isto me dá. Sou um génio, pus o «Sparring Partner» a tocar no blog.

3 Comments:

Blogger Mário Almeida said...

Curiosamente, também estou em vias de conseguir disponibilizar no blog músicas que não encontro na net, através da criação de uma página da internet minha.
No teu caso, fiquei com a ideia que a tua solução é diferente. Estou errado ?

1:56 da manhã  
Blogger Sam said...

A minha solução consistiu em fazer o upload de uma música através do tal archive.org e do SmartFTP (File Transfer Protocol). O sistema parece ser semelhante ao photobucket mas, apesar de criarmos username e password, tenho a impressão que os "álbuns" são partilhados.

6:56 da tarde  
Blogger Mário Almeida said...

Não conhecia. É capaz de vir a dar jeito. Obrigado.

2:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home