Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

quinta-feira, 9 de dezembro de 2004

Trintinhas

«Thirtysomething» é uma série sobre a vida das pessoas de trinta e tal anos struggling with everyday adult angst, que acompanhei quando passou na televisão pela primeira vez - mais ou menos na altura em que a Sam Brown cantava a música «Stop» - e de que gostava muito. Agora tem estado em reposição no canal Sic mulher mas descobri que é muito penoso assistir aos episódios quando as situações ali ficcionadas são demasiado familiares. A verdade é que ainda não consegui ver mais do que cinco minutos de um único episódio e não foi por falta de interesse.

Lembro-me da maior parte dos acontecimentos da vida do Michael, Hope e amigos, do tempo em que não me custava nada assistir aos problemas dos trintões.

Se ficares a lamentar-te por causa do trem de cozinha, perdes a oportunidade do colar de pérolas. Foi com esta frase que o Michael acordou a Hope às quatro da manhã depois de uma overdose do canal de televendas. Foi através deste “ensinamento” - resultante da tentativa falhada de aquisição de um trem de cozinha, seguida de largo período de exasperação e lamentos, seguido de novo falhanço na fantástica promoção do colar de pérolas, em consequência do tempo perdido com os lamentos -, que a chance profissional perdida pelo Michael deixou de o atormentar.

É por isto que, às vezes, acabo a dizer a alguém (ou a repetir para mim) que: “Se ficares a lamentar-te por causa do trem de cozinha, perdes a oportunidade do colar de pérolas”. E convenhamos que, assim formulado, é tudo menos um conselho auto-explicativo.

Hoje encontrei uma maneira mais directa de expor a mesma ideia: “When one door of happiness closes, another opens; but often we look so long at the closed door that we do not see the one which has been opened for us” (Helen Keller). E quando li isto pensei “já o Michael dizia que se ficares a lamentar-te...”.