Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Maré cheia

Três veraneantes vão dar um passeio pela praia. No regresso e ainda a considerável distância do seu destino, onde se encontram as respectivas toalhas, sacos, roupas, livros, chapéu e toda a tecnologia que agora também nos acompanha para a praia, ocorre à primeira veraneante que a maré estava acima do nível habitual e que era provável que o mar tivesse arrastado os tarecos deste simpático grupo. E, sem querer ser demasiado alarmista, ainda guarda para si um rápido cálculo de perdas e danos.

Confrontado com esta possibilidade, o segundo veraneante concebe um cenário em que, confirmando-se a ameaça do mar sobre os seus pertences, os vizinhos de chapéu zelariam pela segurança e integridade daqueles bens.

A caminhada prossegue e enquanto estas impressões são trocadas, a terceira veraneante jura, promete e garante que a água do mar está longe de atingir os domínios onde este trio se instalou.

Custa a acreditar que o mais certo é estas três pessoas votarem no mesmo partido. Mas a questão que se coloca é: quem acertou?