Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

segunda-feira, 6 de junho de 2005

O lado bom da tristeza

A propósito de uma conversa nossa:

"Tristeza não é depressão. A depressão marca o insucesso do luto. A tristeza é uma etapa dele, ela assinala o cumprimento do luto. Permite simultaneamente progredir para a aceitação da realidade e reencontrarmo-nos, reconstruirmo-nos na nossa própria identidade. A energia é coltada para a interioridade. Sejamos egoístas, ou antes egotistas, quando estamos tristes. Preocupemo-nos connosco, com as nossas necessidades. Deixemos os outros divertir-se, não procuremos segui-los, não é altura para nós. Há uma etapa de repouso necessária à reconstrução. Um período de tristeza é um momento de desinvestimento do exterior e investimento em nós."

"«Não posso levar o dia inteiro a chorar virado para o umbigo!». Não se trata de chorar virado para o umbigo, mas no umbigo. Soluçar verdadeiramente no nosso ventre, para nos livrarmos do sofrimento, para atravessarmos a prova. Procuremos alguém, um amigo, para chorar no seu ombro. Já não estaremos sozinhos, mas ouvidos no nosso sofrimento sentir-nos-emos reconhecidos e aceites, o que nos ajuda a não nos desvalorizarmos ou a virarmos contra nós as nossas emoções. Saíremos da experiência cansados, mas consolados em vez de «esvaziados» (na condição, claro, de termos confiança absoluta no outro e de nos permitirmos receber aquilo que ele nos dá). E depois disto poderemos autorizar-nos a entrar mais profundamente na emoção. Ela proteger-nos-á, dar-nos-á um enquadramento no qual nos podemos abandonar."

"A depressão, ruminação morosa, dificilmente se deixa distrair. Temos tendência para escolher actividades que mantenham uma tonalidade afectiva melancólica. A tristeza, mesmo profunda, aceita ser iluminada brevemente pelo raio luminoso de um riso."

in,

Image hosted by Photobucket.com

2 Comments:

Blogger Meg said...

Estava mesmo a precisar de ler alguma coisa sobre o lado bom da tristeza

11:48 da manhã  
Blogger inês said...

eu vou copiar. há-de dar jeito...

8:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home