Serendipity

The laws of chance, strange as it seems,
Take us exactly where we most likely need to be
[David Byrne]

terça-feira, 7 de junho de 2005

Huma Opinião - maternidade / paternidade V. desemprego

A resolução de boa parte do desemprego actual pode passar por uma troca de trabalhadores.

Sabendo que o número de empregos dificilmente aumentará nos próximos tempos (antes pelo contrário) e que noutros países as pessoas já estão a trabalhar meios dias e por turnos mais curtos, o desemprego - entendido como um não estar empregado involuntário - só poderá acabar se for substituído por um não estar empregado voluntário.

Ou seja, por um swap entre quem quer estar empregado e quem prefere não estar. E, então:

Porque não substituir os desempregados pelos pais? Porque não dar trabalho aos que estão desempregados mas que gostariam de estar a trabalhar e, consequentemente, proporcionar mais tempo de licença aos pais que gostariam de passar mais tempo com os filhos?

Porque não transformar os subsídios pagos a desempregados inactivos em subsídios pagos a pais activos? Porque não deixar de remunerar uma inactividade e passar a remunerar a actividade parental a tempo inteiro, pelo menos durante o tempo estabelecido para as situações de desemprego?

Acredito que haverá muitas mães e pais que tendo direito a um subsídio de valor e por tempo igual ao do desemprego escolheriam a tarefa de cuidar dos filhos durante mais tempo.

Acredito igualmente que muitos dos desempregados prefeririam estar empregados.

Acredito, especialmente, que teríamos uma sociedade mais justa e melhor.

1 Comments:

Blogger inês said...

I'd love it!!!

12:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home