As minhas ajudas de mãe - o bebégel
Continuando no trivial, directamente relacionado com as fraldas tinha de vir o bebégel. Esse milagre da farmacêutica que veio substituir o talinho de couve das avós.
Muitas vezes quando os bebés choram e não é fome, não é sono, não é frio, não é falta de companhia, é mesmo ... necessidade de evacuar. Não conseguindo, precisam de uma ajuda. Às vezes até precisam durante bastantes meses. Depois passa. Nós aqui em casa sabemos bem.
É uma daquelas explicações que devia vir, caso houvesse, no manual de instruções do bebé em causa, porque é desconhecido por muitos dos recém-pais e quando descoberto traz grande alívio a toda a família.
A sua composição é inócua, à base de glicerina. A aplicação é fácil, traz instruções.
Quanto à periodicidade da sua utilização as opiniões sobre qual o "normal" funcionamento intestinal variam. O meu critério é: sempre que o bebé precise, segundo a nossa intuição e experiência entretanto adquirida, pode chegar a ser todos os dias.
Alternativas existem:
Massagens na barriguinha inventadas ou, preferencialmente, aprendidas (é fundamental saber que o intestino "despeja" pelo lado esquerdo e que os movimentos circulares devem ser feitos no sentido dos ponteiros do relógio), poderão sempre ser uma tentativa. O seu sucesso depende da maestria do massagista e do grau de preguiça do intestino massajado;
Passeios na coque. A posição de quase joelhos ao peito muitas vezes ajuda;
E,

Papaia, quando começarem a comer outros alimentos para além do leite. Aqui em casa era automático.
Nota final: não poderia acabar este post sem prestar uma enorme homenagem ao melhor técnico que conheço na resolução deste problema infantil: o pai "pro" cá de casa.

0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home